O maior contador de histórias do Brasil

Natural do interior de São Paulo, Monteiro Lobato nasceu em 1882 na cidade de Taubaté e foi o mais famoso escritor brasileiro e como tal foi pioneiro na literatura infantil nacional, seus antigos livros encantaram e ainda encantam as crianças de todo Brasil.

Lobato além de escritor, era um defensor de causas sociais como o saneamento básico e saúde pública. Ele foi considerado um dos principais militantes de causas sociais de sua geração. Segundo relatos, para Monteiro Lobato a arte e vida eram coisas muito próximas e seu maior objetivo era trazer alegria retratada em seus contos para a vida real dos mais necessitados.

Apesar de possuir diversas obras que são consideradas patrimônio da literatura infantil, Monteiro Lobato entre 1920 e 1947 dedicou-se a escreveu o Sítio do Picapau Amarelo que foi sua principal obra com seus mais conhecidos personagens: Dona Benta, Narizinho, Emília, Tia Nastacia, Pedrinho entre outros.

Certa vez Lobato afirmou que apesar de toda sua dedicação as crianças ele ainda considerava não ter escrito o suficiente para elas, e que teria perdido muito tempo escrevendo para “gente grande”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *