Dicas para conservar os livros por mais tempo

Mesmo com recursos modernos como tablets e computadores que nos permitem ler livros em seu formato digital, os livros impressos são a melhor opção para muitas pessoas, principalmente para os colecionadores. E quem coleciona livros e deseja organizar uma bela estante com seus títulos favoritos precisa ter atenção com alguns cuidados que podem garantir a conservação e maior durabilidade de seus itens. Confira algumas praticas para armazenar e utilizar seus livros sem danificá-los, garantindo que permanecerão na coleção por muito mais tempo:

Tenha cuidado com o peso – evite empilhar os livros. Mantendo os livros empilhados por muito tempo, o peso pode deformar os que estão mais embaixo da pilha, além de dificultar a retirada de um deles para a leitura. O ideal é mante-los em pé, lado a lado e de preferência, mantendo alguma ordem de organização, que pode ser tema, cor, tamanho, escritores, ou até mesmo uma escala ordenando o quanto gosta de cada livro.

Atenção com o local – mesmo que não tenha em sua casa um escritório ou cômodo próprio para leitura e armazenamento dos livros, evite guardar sua coleção em algum espaço com umidade, temperaturas extremas ou probabilidades de insetos. Se necessário, embale ou armazene os exemplares em uma caixa, para garantir que não estarão expostos.

Hábitos durante a leitura – ao ler o livro, tenha alguns cuidados para evitar danos e marcas permanentes. Quando for ler, sempre mantenha as mãos limpas e evite folear o livro enquanto come, por exemplo. Além disso, para marcar as páginas ou adicionar alguma observação, opte por alternativas que não causem danos, como usar um marcador de livros e papéis de anotação, ao invés de dobrar as páginas ou rasurar as páginas, mesmo que com um lápis.

Limpeza – a maioria dos materiais utilizados na produção dos livros são sensíveis aos produtos de limpeza, então evite utilizar produtos químicos e molhar as páginas. Alguns materiais utilizados nas capas pode ser limpos com álcool, mas a recomendação geral é fazer o possível para não sujar os livros e como manutenção, utilizar panos secos e espanadores para tirar a poeira dos livros.

Conclusão, sempre que possível tente conservar bem seus livros, mesmo que não tenha a intenção de guardá-los por muito tempo, depois que ler, você poderá vender, trocar ou doar esses livros e mantendo alguns cuidados com a conservação eles podem durar por bastante tempo, com você ou um novo dono.