Estímulo da leitura na infância promove benefícios

A infância é um período em que absorvemos boa parte dos conhecimentos e influências que serão desenvolvidas no futuro. O estímulo de boas párticas como ter hábitos saudáveis na alimentação e o interesse pela leitura pode contribuir para a manutenção desse hábitos na fase adulta. Além disso, já na infância, a leitura auxilia no desenvolvimento de habilidades como a concentração, criatividade e conhecimento como um todo.

Em todas as fases da vida, a leitura, seja de notícias, pesquisa sobre determinado tema ou como forma de entretenimento, funciona como um exercício que amplia o vocabulário e treino gramatical. Na fase da infância, o ideal é que sejam ensinados os significados e forma de escrever novas palavras diariamente. A curiosidade e a boa memória nessa etapa do desenvolvimento facilitam o aprendizado que será levado por toda a vida.

Opções de conteúdo para serem apresentados nos primeiros ano de vida e estudos não faltam. Contos clássicos e atuais com fábulas, fantasias e humor apresentam um universo mágico aos pequenos e ensinam mensagens valiosas. É importante ressaltar também que, o estímulo à leitura se inicia quando a criança ainda não sabe ler. O hábito de contar histórias é o primeiro passo para despertar o interesse pelos livros. Outra vantagem é que além de transmitir conhecimento, divertir e promover o primeiro contato com os livros, esse hábito conecta pais e filhos em um momento descontraído.

Leia para uma criança, leve para conhecer bibliotecas, livrarias e bancas de jornais, da mesma forma que possa fazer um programa divertido em parques e lojas de brinquedo.