Leitores Digitais: O Futuro do Livros?

Leitores Digitais: O Futuro do Livros?

Com a popularidade dos recursos eletrônicos cada vez mais modernos e acessíveis, muitos leitores ficam em dúvida entre os tradicionais livros impressos e as versões digitais. Hoje em dia com acesso à internet é possível utilizar um celular, tablet ou leitor digital para ter acesso à uma infinidade de livros, com opções gratuitas e em preços acessíveis.


Muitos leitores que gostam de colecionar livros podem relutar em substituir seus livros impressos por um equipamento eletrônico, mas algumas facilidades podem ser consideradas ao cogitar um leitor digital como principal recurso de leitura ou para complementar sua coleção.


Algumas vantagens de utilizar um leitor digital são por conta de sua praticidade. Esses leitores são objetos portáteis, com eles é possível carregar o conteúdo de diversos livros em um equipamento de no máximo 200 gramas, com o tamanho de uma agenda ou caderno. Além de otimizar peso e espaço, os leitores digitais podem ser econômicos para quem tem o hábito de comprar muitos livros. Ao adquirir um equipamento você faz um investimento inicial, mas depois é possível comprar e-books ou até mesmo baixar de forma legal, livros clássicos e atuais sem custo para ler a qualquer momento.


Para os colecionadores mais nostálgicos, que não abrem mão de manter uma estante com os títulos preferidos, a melhor opção é aliar a paixão pela coleção dos livros em sua forma tradicional, com o uso dos recursos eletrônicos para tornar a leitura no dia a dia um pouco mais prática. Até mesmo porque nem tudo são flores, esses equipamentos também podem ter algumas desvantagens. Com qualquer item eletrônico, são dependentes da bateria, durante uma viagem ou até mesmo em uma queda temporária de energia elétrica em casa, quem tem nos leitores digitais sua única opção de leitura pode ficar na mão. Sem o carregador e uma fonte de energia, esses equipamentos duram no máximo por algumas horas, quando previamente carregados. Outra desvantagem é que apesar da tela com brilho moderado e aparência que até lembra uma folha de papel, para muitas pessoas que já utilizam celulares e computadores por horas, mais uma tela eletrônica pode não parecer uma boa opção, tornando o papel muito mais atrativo.

Conclusão

Os tablets e leitores digitais são excelentes ferramentas para complementar materiais de estudo, trabalho e diversão. Quando combinados com as publicações impressas e outros recursos, como computadores, podem trazer diversas facilidades no transporte diário, e para o bolso. Se a leitura é um hábito na sua rotina, é muito provável que um equipamento como esses será útil, sem precisar banir o costume de comprar, ler e colecionar os livros das editoras.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *