Museu da Língua Portuguesa Reabre em 2020

Museu da Língua Portuguesa Reabre em 2020

Essa semana o governo do estado anunciou que as obras para recuperação do Museu da Língua Portuguesa foram concluídas. A partir de agora os esforços são para organizar o acervo do museu dentro do prazo estimado para junho de 2020.

Em dezembro de 2015 o Museu da Língua Portuguesa foi atingido por um incêndio de grandes proporções. O laudo do Instituto de Criminalística indicou que uma falha em um dos holofotes causou o princípio do fogo, as chamas se espalharam rapidamente por boa parte do prédio danificando parte do acervo, estrutura e causando uma vítima fatal, o bombeiro civil Ronaldo Pereira da Cruz.

Além das obras de recuperação, foram anunciadas melhorias como ampliação dos recursos de acessibilidade para pessoas com necessidades especiais. A promessa é de que recursos tecnológicos tornem a visita ao museu mais interativa. Serão adicionadas ao acervo seções onde o visitante poderá ouvir os sons das línguas do mundo.   Outra novidade é a integração que dará acesso direto da estação Luz, da CPTM ao museu, facilitando o trajeto para quem vem de transporte público. Além disso, aos sábados a entrada será gratuita para todos os visitantes e professores e policiais do estado terão gratuidade todos os dias de funcionamento (terça à domingo).

Sobre o Museu

O Museu da Língua Portuguesa foi inaugurado em março de 2006, com a proposta de enaltecer a língua portuguesa falada em praticamente todos os continentes do mundo. Além de Brasil e Portugal alguns países africanos e Macau, uma cidade na China, utilizam o português no cotidiano.

Entre 2006 e 2015, o museu recebeu prêmios, milhares de visitantes e ofereceu ao público um conteúdo lúdico através de exposições fixas e temporárias, cursos, atividades e palestras. Ao reabrir suas portas às vésperas das férias de meio do ano em 2020, o museu será uma excelente opção no coração de São Paulo para visitas escolares ou com a família.