A importância da leitura ainda na primeira infância

A leitura é crucial para um bom desenvolvimento ao longo da vida, independente da idade a leitura de uma HQ ou um livro traz grandes benefícios à saúde.

Crianças devem ler livros curtos e que lhe despertem o interesse

Para estimular a leitura da criança é necessário que leia livros que sejam de seu interesse, como fantasia, contos de fadas, poesias, gibis da ‘Turma da Mônica’ ou até mesmo uma HQ de algum super herói. Histórias pequenas e curtas não permitem que seja uma leitura cansativa, afinal quanto menos cansativo for uma história, melhor será o estímulo.

Para estimular ainda mais a criança, leia você mesmo um livro – não é necessário que seja em voz alta. A criança ao ver uma figura adulta ou adolescente lendo, possui curiosidade para saber o que está tão interessante naquele livro.

Por isso, a mudança começa por você mesmo para que possa influenciar positivamente outra pessoa. Principalmente, se esta for uma pessoa em fase de desenvolvimento, como uma criança.

Os benefícios da leitura na primeira infância e para a vida toda

Conheça abaixo todos os benefícios da leitura:

  • Vocabulário, escrita e fala melhor e maior;

Quem lê mais possui um vocabulário mais rico, o que ajuda muito quando for preciso escrever e falar, afinal, organizar as palavras da melhor forma é facilmente compreendido.

  • Compreensão e resolução de problemas;

A leitura ativa permite que você entenda melhor um assunto e consuma a informação. E, desenvolve a capacidade de resolver problemas.

  • Foco, concentração seletiva e criatividade;

São três fatores que aumentam a produtividade do cérebro. É desta forma que também se exercita  a memória e evita o Alzheimer.

  • Autoestima;

Ao ler uma boa história o leitor pode ver uma autoaceitação sobre si próprio, bem como, sentir-se mais inteligente, completo e “viajado” por tantos locais. Todos esses fatores são a favor de uma boa autoestima.

Os benefícios de ler são incontáveis, por isso estimular desde o início se torna um prazer futuramente. Mas, se você não tem costume, nunca é tarde para conhecer uma boa história. Basta procurar.

Se você se pergunta onde encontrar um bom livro, antes é necessário conhecer a si mesmo. Qual gênero é interessante para você, se gosta de fantasia, melodrama, poesia ou até mesmo um livro de negócios.

Outro benefício é conhecer outros leitores que compartilham da mesma paixão por uma história em específico, desta forma, melhora o humor.

Como exercitar a leitura tanto na primeira infância quanto no dia a dia

Para começar a ter o hábito de ler, você precisa saber que será cansativo ler um livro completo em menos de um mês. Mas, a melhor parte de uma leitura não é bater suas próprias metas, mas sim, mergulhar na história e compreendê-la da melhor forma. Por isso, leia ao menos uma página por dia e, conforme sentir vontade, você só irá reparar que o tempo passou voando e o livro acabou, quando estiver entretido.

Leia uma vez por dia uma página por uma semana e vai aumentando o número de páginas a cada uma semana. Desta forma, você vai adquirindo o hábito com o tempo.

Editoras com livros para crianças

Selecionamos algumas editoras que possuem livros didáticos para crianças mas possuem algumas reclamações, então atente-se na hora de escolher o seu livro. Veja nos links as reclamações frequentes das principais editoras.

Editora Mundial

Editora Globo

Editora Três